Po cha, o chá de manteiga do Himalaia

by - segunda-feira, abril 22, 2024

 




Po cha, o chá de manteiga. Para o mundo ocidental, esta bebida pode parecer estranha, mas para os países da Ásia Central, especialmente na região do Himalaia, este chá tem presença marcante na vida diária da população.


E, quando nós ocidentais, ligamos a manteiga e o sal ao sabor da um chá, essa estranheza caminha para o imaginário do paladar e logo nos vem à mente a sensação de um sabor estranho, exótico, e o nosso inconsciente logo nos aponta um “acho que não vou gostar”.


Mas é um total engano! O po cha é uma delícia, tem um sabor suave, aveludado e único. Quando experimentei este chá pela primeira vez, em uma cerimônia de Ano Novo Tibetano no mosteiro budista em Katmandu no Nepal, achei muito delicioso; tão saboroso, que fiquei aguardando, ansiosamente, por outra dose de chá.


Por que é um chá do Himalaia?


Há séculos o chá de manteiga, ou po cha, é a bebida mais consumida no Himalaia, onde estão as cadeias de montanhas mais altas do mundo. Feito com os ingredientes locais disponíveis, é um chá salgado, calórico e energizante que potencializa o corpo e os sentidos nestas condições climáticas.

 

Considerado um energizante para a vida nesta região de frio intenso e de alta altitude, o po cha é, segundo a medicina tibetana, um meio de acelerar a mente e o corpo. E, além de sua importância na dieta diária da população, este chá é também a bebida dos mosteiros budistas, sendo inclusive, ofertada nas cerimônias budistas em diversas regiões do mundo.


O chá de manteiga representa também, um sinal de hospitalidade, sempre servido ao visitante no convívio familiar, social ou religioso. E, por mais simples que seja o lugar ou o ritual, a hora do chá é um momento único de comunhão, de alegria e de energia entre todos.

 

Ingredientes e como fazer o po cha


Na região montanhosa, os ingredientes do po cha são: o chá preto fermentado, tipo Puer; a manteiga, feita com leite de iaque (yak), que são animais originários do Himalaia, domesticados para transporte de carga e, para obtenção do leite e da carne; o sal; e um pouco de leite.


Apesar do leite de iaque ser mais rico e menos doce, atualmente, é comum a utilização do leite de vaca para o preparo do po cha; já a manteiga de iaque, esta é essencial na receita pois, para a cultura tibetana, é símbolo de “riqueza, prosperidade e algo que dura bastante tempo”.

 

Receita do Po cha (adaptada)

 

3 colheres de sopa de folhas de chá preto

1 xícara de leite integral

½ xícara de manteiga

1/8 colher de chá de sal


Em uma panela, coloque 6 xícaras de água para ferver em fogo médio. Quando surgir as primeiras bolhas, acrescente as folhas de chá e deixe ferver por 1 minuto até que a água fique com uma coloração vermelho-marrom.

Coe em um liquidificador ou mixer, adicione o leite, a manteiga e o sal e misture bem.

Coe em um bule de chá para mantê-lo quente e sirva.

Rendimento – 4 xícaras


Fotos: Cerimônia do Ano Novo Tibetano no mosteiro budista em Katmandu, Nepal - Multichabrasil 


Veja mais sobre o chá no Nepal nos posts: 

★  Outra visão do chá

★  A tradição do chá no Nepal

★  O chá mais consumido no Nepal

★  Receitas dos chás de minha casa nepalesa



 Olá! Não saia da página ainda... Deixe o seu comentário ou sugestão. 
A sua participação é muito importante para melhorarmos este canal de comunicação ●


Você pode gostar

0 Comentários