O chá e outros tipos de chá. Conheça as diferenças

by - quinta-feira, fevereiro 16, 2023

 




O chá e outros tipos de chá. Se te perguntassem o que é o chá, o que você responderia? Muitas pessoas certamente diriam que “o chá é uma bebida, feita com água fervida e ervas”. 


Esta é uma resposta certa do ponto de vista popular pois é do conhecimento comum que para se fazer um chá é necessário a água quente e um ou mais ingredientes derivados de plantas, ou parte destas – folhas, caule, raiz, flores, fruto, casca e sementes.


Para os estudiosos e profissionais do chá, a denominação chá é dada somente às bebidas que utilizam uma planta específica, a Camellia sinensis, originária da China. Os diversos tipos de chá obtidos desta planta estão agrupados em 6 categorias básicas: o chá branco, o chá verde, o chá preto, o chá amarelo, o chá Oolong e o chá escuro, também chamado chá vermelho.


Outros tipos de chá originários de qualquer planta diferente da Camellia sinensis, e popularmente conhecidos como chá, são denominados tisana, ou chá de ervas.


Em um país como Brasil, com dimensões continentais e uma flora abundante e variada, os chás de ervas são largamente utilizados. Em muitos casos, as plantas utilizadas podem ter uma ou mais denominações, ou seja, são os nomes populares da planta que variam conforme a região e a cultura local.  


E, como não confundir o tipo de erva utilizado em um chá, se estas têm nomes populares diferentes ou, são, muitas vezes, aparentemente parecidas entre si? Toda a planta possui um nome científico o qual determina a sua classificação e características botânicas.


O nome científico é uma denominação conhecida e adotada mundialmente para classificar qualquer espécie de ser vivo. Trata-se de uma nomenclatura amplamente utilizada em diversos meios científicos, profissionais, comerciais, entre outros. Camellia Sinensis, por exemplo, é o nome científico da planta que dá origem à bebida chá.


O preparo dos chás      

          

Os chás têm basicamente duas formas de preparo: a infusão e a decocção.


Certamente, você já ouviu alguém dizer que tomou uma infusão de camomila, de hortelã ou de qualquer outra erva. Popularmente, o nome infusão é também usado para substituir a palavra chá. Mas tecnicamente, infusão significa a maneira de se preparar o chá, colocando um ou mais ingredientes em contato com a água fria ou fervente.


Na técnica da infusão a quente, a água fervente é colocada sobre as ervas ou folhas em um recipiente e tampado por alguns minutos para a liberação dos princípios ativos da planta. Trata-se de um processo mais rápido e comumente utilizado para o chá e também para o chá de ervas (tisana). Já na infusão a frio, a produção do chá é mais lenta e demorada  porque para se obter um bom resultado é necessário um tempo bem maior de contato entre os ingredientes - água e folhas.


Na decocção, o processo consiste em colocar a planta, ou partes desta, junto com a água para ferver. Neste caso, por se tratar de um processo mais lento, os ingredientes utilizados nesta técnica são aqueles que precisam de mais tempo para liberar os seus princípios ativos, ou seja, cascas, sementes, raízes, caules, ou até mesmo, folhas e flores.


A mistura de chás


Tanto o chá quanto a tisana podem ser elaborados com a adição de outros componentes, sejam estes, um ou mais chás da Camellia sinensis, outras ervas, flores, frutas ou especiarias. Estas bebidas são chamadas blend de chá ou chás de ervas.


Blend é uma palavra em inglês que significa mistura. O blend de chá é a bebida derivada, necessariamente, da composição de um tipo de chá da Camellia sinensis com um ou mais ingredientes, inclusive, outro chá da mesma planta.


Nesse contexto, se não houver a presença da Camellia sinensis na mistura, o produto final não será um blend de chá (tea blend) e sim, um chá de ervas (herbal tea).


Agora, conhecendo algumas diferenças entre o chá e outros tipos de chá, qual é a sua preferência: um chá, uma tisana, um blend de chá ou um chá de ervas?



➤ Olá! Não saia da página ainda... Deixe o seu comentário ou sugestão. 

A sua participação é muito importante para melhorarmos este canal de comunicação ●



Você pode gostar

0 Comentários