Reinfusão, o potencial do seu chá em dobro

by - sexta-feira, outubro 20, 2023




Reinfusão ... é o preparo do mesmo chá, pela segunda e talvez, uma terceira vez ... mas, pensando bem, reinfusão também é a união do custo ao benefício, do útil ao agradável, da pausa ao relaxamento, dos aromas aos sabores.

A reinfusão é exigente. Ela pode ser realizada por qualquer pessoa, de iniciante à profissional do chá; mas, não é para qualquer tipo de chá. Para se obter um bom resultado, ela impõe algumas condições, fáceis e simples de serem seguidas; do contrário, você poderá se decepcionar com ela e ficará, tão somente, no preparo da outra que veio primeiro, a infusão.

A primeira vez que você optar pela reinfusão, ela exigirá calma e paciência de sua parte. Sim, porque você precisa entender o comportamento das folhas nesse processo para extrair, novamente, todos os benefícios, inclusive o “Qi”, a energia vital do seu chá.


Do custo ao benefício 

A reinfusão, também denominada infusão múltipla, proporciona uma economia considerável pois, com uma única quantidade de folhas, você poderá obter uma quantidade maior de chá.

E, por que folhas? Porque a reinfusão é um processo que se aplica somente aos chás de folhas soltas, sejam estes, os chás especiais derivados da Camellia sinensis ou chás de ervas.

Para os chás em saquinho, não há como se obter um bom resultado porque as folhas do chá são trituradas em tamanhos muito pequenos e na primeira infusão já soltaram grande parte de suas propriedades.

Ainda no aspecto da economia, se a reinfusão se aplica somente para o chá de folhas soltas, você pode rapidamente fazer as contas e chegar à seguinte conclusão: se um saquinho de chá, cujo conteúdo de 2g rende uma xícara, com 2 g de folha solta, renderá no mínimo, o dobro, ou até três xícaras, se for algum tipo do chá especial.


Do útil ao agradável

A reinfusão é um processo que permite o aproveitamento total das folhas e zero desperdício de tudo o que o chá nos oferece.

Utilidade e prazer em dobro: maior extração de suas propriedades terapêuticas, sabores diferentes a cada infusão e, por que não, somar aqui, um tempo maior para a obtenção de todo o potencial do chá.


Da pausa ao relaxamento

Sim, um tempo maior. Pois, como se trata de uma fase 2 do ato de fazer o chá, a reinfusão exigirá de você mais tempo, não só para efetuar uma nova preparação, como também, mais envolvimento na obtenção de uma nova ´bateria´ de chá com o sabor desejado.

Todo esse fazer novamente, inevitavelmente te envolverá e, por tabela, te proporcionará uma sensação de maior relaxamento, não só por apreciar novamente o seu chá, como também por prolongar esse momento em uma atividade totalmente diferente do ritmo agitado e frenético dos dias de hoje.


Dos aromas aos sabores

A cada infusão, você terá as mesmas propriedades do chá com diferentes intensidades, assim como, os resultados do aroma, da cor e do sabor.

Isto ocorre porque parte dos princípios ativos da folha já foram extraídos na primeira infusão, no contato das folhas com a água. Agora, para continuar esse processo de desprendimento das substâncias da folha já hidratada, é necessário alterar os parâmetros de infusão adotados na primeira, ou seja, a quantidade de folhas e de água, a temperatura da água e o tempo de infusão.

O resultado da segunda infusão nunca será igual à primeira. Porém, com o mesmo tipo e quantidade de chá, a reinfusão nos oferece variantes sensoriais diferentes e igualmente interessantes e saborosas.


Foto: Arseniy Kapran / Unsplash


 Olá! Não saia da página ainda... Deixe o seu comentário ou sugestão. 

A sua participação é muito importante para melhorarmos este canal de comunicação ●




Você pode gostar

0 Comentários