Como fazer de novo o mesmo chá

by - sábado, novembro 04, 2023




Como fazer de novo o mesmo chá? É simples. Por meio de outra infusão. No entanto, esta alternativa pode ser adotada somente para chás de folhas soltas - os chás especiais, da Camellia sinensis ou os chás de ervas; para aqueles de saquinho não há como se obter bons resultados.


A infusão é um processo que faz com que os princípios ativos do chá sejam liberados de suas folhas para a água. Como se trata de um processo lento, estas substâncias muitas vezes, não são totalmente extraídas em uma primeira infusão.


Quanto mais inteira for a folha da infusão, maior será o grau de extração das substâncias nela contidas. Dos chás fabricados de forma artesanal, por exemplo, é possível obter bons resultados em duas infusões e, alguns tipos de chá especial permitem, inclusive, maior quantidade de infusão.  


Por que não o chá de saquinho?


Os chás de saquinhos contêm folhas muito picadas, pequeninas e por esta razão, os princípios ativos são extraídos rapidamente em uma única infusão.


Já para os chás especiais artesanais, que possuem folhas inteiras ou pedaços maiores, o processo de liberação das substâncias essenciais do chá é lento, o que permite a continuidade da extração destes elementos em novas infusões.


Resultados da infusão múltipla


Os princípios ativos são responsáveis por todas as propriedades fitoterápicas e características sensoriais do chá, ou seja, os seus benefícios e o seu perfil em sabor, aroma e cor.


A cada infusão, o comportamento das folhas é diferente. Na primeira, inicia-se o processo químico dos princípios ativos e como nesta primeira fase, as substâncias não foram totalmente liberadas, essa química continuará na infusão seguinte. 


Na reinfusão, como as folhas já não possuem a totalidade de seus elementos essenciais, o resultado certamente será diferente do primeiro, ou seja, a cada infusão, a intensidade do chá tende a diminuir em todos os seus aspectos sensoriais e fitoterápicos.

 

Parâmetros para bons resultados


Os principais parâmetros de qualquer infusão são: a quantidade água e de chá, a temperatura e o tempo.


No primeiro preparo do chá, tomamos um parâmetro inicial para cada componente. Já na segunda infusão torna-se necessário alterar alguns fatores para que o resultado seja satisfatório, ou seja, um chá com qualidade, sabor, aroma e cor.


Considerando a mesma quantidade de folhas e de água, a segunda infusão pode ser facilmente obtida alterando-se a temperatura ou, o tempo. E, se você não tem muita prática com múltiplas infusões, é aconselhável alterar somente um destes parâmetros para maior controle do resultado.


Ao optar por trabalhar com a temperatura, todos os demais parâmetros continuarão iguais àqueles da primeira infusão e, você irá considerar um acréscimo de 10o C a cada novo processo.

Por exemplo: 1ª infusão – 90o C  / 2ª infusão – 100o C


Se a escolha for o tempo, os demais critérios permanecerão iguais à primeira infusão e, nas seguintes, você irá considerar o dobro do tempo adotado no processo anterior.

Por exemplo: 1ª infusão – 3 min / 2ª infusão – 6 min


Ao preparar o seu chá, preste atenção aos parâmetros utilizados na primeira infusão para que você possa realizar a segunda com mais segurança, obtendo um resultado igualmente saboroso pois, quanto mais quente a água ou, quanto maior o tempo de infusão, mais intenso será o sabor do chá.


Assim, para que sua bebida não fique amarga, é preciso ficar atento à cada item do preparo, estabelecendo o seu padrão ideal para cada tipo de chá e suas respectivas infusões.


Como armazenar as folhas para uma segunda infusão


A reinfusão ideal é aquela feita logo após a primeira, mas se quiser deixar para outro momento, você poderá armazenar as folhas e utilizá-las novamente ao longo das 24 horas seguintes.


Coe bem as folhas da primeira infusão, retirando o máximo de água, sem apertá-las, e guarde-as na geladeira em um pote fechado ou em um pires, coberto com papel filme.


Se porventura, não houver tempo para realizar a nova infusão no prazo acima, você poderá utilizar as folhas em uma segunda infusão a frio, a qual não exigirá uma atenção especial aos parâmetros de elaboração e resultará uma bebida igualmente interessante e saborosa.



Foto: Sergey-n-2kG_sXq4qUw / Unsplash


 Olá! Não saia da página ainda... Deixe o seu comentário ou sugestão. 

A sua participação é muito importante para melhorarmos este canal de comunicação ●






Você pode gostar

0 Comentários