Blends e chás mistos de hortelã: receitas de fácil preparo

by - terça-feira, maio 09, 2023




A hortelã ou menta é uma erva bastante conhecida e consumida em todo o mundo. De fácil cultivo e disponível no mercado, frescas ou desidratadas, a hortelã tem presença constante não só nas listas de chás caseiros como também nas ofertas de blends e chás mistos produzidos por empresas especializadas em chás.


E no meio de tantas opções, a hortelã combina com qual sabor? Bom, sabor é algo único e creio que também muito pessoal. Por esta razão, trouxemos aqui, algumas sugestões de chás, ervas e especiarias que se harmonizam com a hortelã, as quais poderão servir como um ponto de partida para você experimentar novas combinações e, por que não, criar a sua própria composição.


Sim, porque quando misturamos dois ou mais elementos no preparo do chá, o sabor final é resultado de diferentes fatores, entre estes, a relação entre o volume de água, a quantidade de cada item da receita e o tempo de infusão.


Nestas composições aqui apresentadas, estabelecemos uma proporção entre os diferentes itens da receita, mas se você quiser realçar um sabor em relação aos demais, deverá modificar a quantidade dos ingredientes entre si para chegar ao resultado que você deseja.


Importante lembrar que, nas receitas baixo, o total dos componentes (porções) do chá deve ser proporcional ao volume de água, ou seja, 3 a 4 gramas de chá para cada 240 ml de água. 


No final deste post, colocamos algumas dicas de medidas para facilitar o preparo das misturas de chás, ervas e especiarias; e também, informações sobre as propriedades de cada ingrediente, que poderão ser úteis na hora de escolher o seu chá.


Hortelã com chás especiais


Dos chás especiais, aqueles derivados da planta Camellia sinensis, o verde e o preto são as famílias mais conhecidas e utilizadas com frequência nos blends com a hortelã.


O sabor final de cada blend irá depender dos fatores acima colocados e, nesta composição com os chás especiais, existem outros elementos a considerar: o tipo e a qualidade do chá verde ou preto.


Isto porque, cada tipo de chá especial tem uma origem e um modo de produção específicos que determinam, entre outros parâmetros, o sabor, o aroma e o grau específico de qualidade no mercado global.


Para o preparo dos blends:

1 porção de folhas de chá especial – verde ou preto

1 porção de folhas de hortelã desidratadas

O tempo de infusão – em torno de 5 minutos; e lembre-se, quanto maior o tempo de infusão, mais forte e encorpado será o sabor final do chá.


Hortelã com outras ervas


A hortelã combina com o sabor de várias ervas, entre estas, a erva-mate torrada, a erva cidreira, o capim limão, a passiflora e a sálvia.


Nestes chás mistos, sugerimos utilizar quantidades iguais de hortelã e da erva escolhida, ambas desidratadas, para o preparo do seu chá misto. E, se você quiser acentuar um dos sabores em detrimento do outro, é só alterar um pouco esta proporção. Considere também, as mesmas indicações do tempo de infusão já colocadas acima para os blends.


Hortelã com flores ou especiarias


Já nos chás com flores desidratadas, o hibisco e a lavanda ou alfazema azul ocupam posição de destaque no misto com a hortelã ou menta. No composto com o hibisco, indicamos quantidades iguais; já com a lavanda, que tem um aroma bastante acentuado e um sabor muito marcante, recomendamos utilizar ¼ da porção de folhas de hortelã.


Erva-doce e funcho são especiarias que também combinam, e muito, com a hortelã. O uso das sementes desidratadas é bastante comum no preparo dos chás, porque assim como as ervas, se armazenadas com cuidado, preservam as suas características por um longo período.


No preparo destes chás mistos, a proporção sugerida é:

1 porção de folhas de hortelã desidratadas

1/4 porção de sementes (erva-doce ou funcho) desidratadas

O tempo de infusão – em torno de 5 minutos; para acentuar a presença das especiarias no chá e acelerar a liberação do seu aroma e sabor, amasse ligeiramente as sementes antes de iniciar o processo da infusão.


Dicas


Preparo -  você poderá preparar, previamente, uma quantidade maior do mix de componentes do chá de acordo com as proporções e armazená-lo em um vidro com tampa. Assim, não precisará fazer o mix de ingredientes toda vez que quiser saborear o seu blend ou chá misto.

Medidas – tomar como base: para cada xícara de chá são necessários 3 a 4 gramas do total de componentes do blend ou do chá misto (veja tabela abaixo).

1 colher de chá de ervas secas - 2 a 3 gramas

1 colher de chá de semente (erva-doce ou funcho) - 3 gramas

1 colher de sopa de ervas secas – 4 a 5 gramas

1 colher de sopa de flor seca – 3 a 4 gramas

1 xícara de água – média universal 240 ml


Propriedades de cada ingrediente


Capim limão – utilizado para ansiedade, stress, tensão muscular, insônia, cólicas menstruais e intestinais.

Chá preto – rico em antioxidantes, melhorando a imunidade; auxilia na saúde do coração, da memória, e no combate do colesterol LDL; é um aliado no funcionamento do sistema digestivo e estimula o metabolismo.

Chá verde – possui propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres que promovem o envelhecimento, auxilia a prevenção de doenças cardiovasculares e degenerativas, aliado na queima de gordura e na melhora do desempenho físico.

Erva-cidreira – auxilia nos males do estômago e gases; em palpitações, resfriados e insônia.

Erva-doce – auxilia na digestão e no funcionamento do intestino; estimula o apetite; também atua como um expectorante.

Erva-mate – contém vitaminas, como as do complexo B, vitaminas C e D, e sais minerais, como cálcio, manganês e potássio. É um estimulante natural, combate os radicais livres e auxilia na digestão.

Funcho – digestivo, combatendo os gases; é diurético e atua em problemas das vias urinárias.

Hibisco – de sabor semelhante ao morango, auxilia na retenção de líquidos com o aumento da diurese, acalma os nervos e tem efeito laxante sem cólicas.

Hortelã – possui propriedades calmantes, benéfico para a digestão, é descongestionante e expectorante, sendo um aliado em gripes e resfriados e no alívio dos sintomas de asma e outros males respiratórios.

Lavanda (ou alfazema azul) – auxilia no tratamento de asma, combate a ansiedade, a insônia, a dor de cabeça; usado também como regulador das menstruações.

Passiflora – é a folha do maracujá que atua contra a ansiedade, asma, dor de cabeça nervosa, insônia e stress.

Sálvia – auxilia no tratamento de gripes e resfriados, na digestão, estimulantes dos nervos e favorece a capacidade intelectual.


Importante: o conteúdo deste post têm a intenção de informar e educar, portanto, não substitui as orientações de um profissional da saúde.


Foto 1 - Lil-artsy /Pexels  -  Foto 2 - Petr Sidorov / Unsplash   -  Foto 3 - Kitera dent / Unsplash


 Olá! Não saia da página ainda... Deixe o seu comentário ou sugestão. 

A sua participação é muito importante para melhorarmos este canal de comunicação ●

Você pode gostar

0 Comentários