Hortelã ou menta, uma erva super versátil

by - sexta-feira, abril 14, 2023

 



Fresca ou desidratada, quem não conhece a hortelã? Difícil dizer não é? Também não é para menos. A hortelã, também conhecida como menta, está presente em inúmeros itens de nosso consumo diário.


Na culinária de pratos salgados, doces e sobremesas, nas bebidas, nos confeitos e doces industrializados, em produtos de higiene pessoal e de limpeza, em produtos farmacêuticos, enfim ... Sem nos darmos conta, a hortelã está incorporada em diversos momentos de nossa vida cotidiana.


Conhecida mundialmente por seus atrativos aromáticos, medicinais e gastronômicos, a hortelã é uma planta utilizada desde a Antiguidade, pelos povos do Oriente Médio, com fama registrada na mitologia grega, na bíblia, nas lendas árabes e, através do séculos até os dias atuais, largamente estudada e documentada nos tratados botânicos, estudos científicos e pesquisas industriais.


A dúvida entre hortelã e menta


Muitos perguntam se hortelã e menta são diferentes. Então, hortelã e menta são denominações dadas a diferentes tipos de plantas derivadas de um único gênero botânico, a Mentha. Entre as diversas espécies deste gênero, três se destacam no consumo humano:  a Mentha spicata, a Mentha Crispa e a Mentha piperita.


A Spicata (hortelã-de-cozinha) e a Crispa, (hortelã-de-horta) são as espécies mais consumidas pela população em todo o mundo, utilizadas no dia a dia das cozinhas e nos chás de ervas; no Brasil, ambas as ervas são denominadas hortelã.


Já a variedade conhecida como menta é a Mentha Piperita (hortelã-pimenta), um híbrido de duas espécies: a Mentha aquatica e a Mentha spicata. O principal componente desta menta é justamente o Mentol, que dá origem ao óleo essencial e  outras substâncias derivadas, largamente utilizado na indústria de produtos farmacêuticos, de higiene pessoal, de cosméticos, de balas e chicletes, entre outros.


Benefícios da hortelã


Como diz o ditado popular “tamanho não é documento”, esse é o caso da hortelã. As propriedades medicinais desta folhinha são inúmeras: digestiva, calmante, vermífuga, carminativa, descongestionante, entre outras.


A hortelã estimula o apetite e ao mesmo tempo, auxilia a digestão, combatendo os gases e enjôos; então, não é à toa que há séculos, a hortelã está presente na culinária de tantos países; na forma de chá, esta folhinha, consumida fresca ou desidratada, alivia os desconfortos de gases, ansiedade, stress, insônia, gripes e resfriados, cãibras e cólicas e, seus compostos antioxidantes e anti-inflamatórios são aliados importantes para o equilíbrio do sistema imunológico.


Sabor marcante nos chás


A hortelã é uma erva largamente utilizada para o preparo de chás puros ou mistos. A infusão das folhas, frescas ou desidratadas, resultam um chá de sabor inconfundível, refrescante e agradável para inúmeros paladares.


Nos blends - com os chás especiais da Camellia sinensis ou em chás mistos, combinada com outras ervas, flores, frutas ou especiarias, a hortelã se harmoniza perfeitamente com os demais sabores e aromas. E, aqui, a proporção correta de cada ingrediente é fator fundamental para que o sabor ou o aroma da hortelã não se sobressaia no perfil final do chá.


No mercado existem inúmeras opções de chá de hortelã. Sejam estes com a erva pura ou combinados nos blends e chás mistos, não deixe de experimentar e conhecer novos sabores e as possibilidades da hortelã no chá.


Entre os ingredientes utilizados na composição de chás com a hortelã estão: o limão – raspas, suco ou rodelas; as especiarias – gengibre e erva-doce; os florais – lavanda e hibisco; e, outras ervas - erva-mate, erva-cidreira, capim-limão, sálvia.


Mas, se está pensando em criar algo diferente, após se perguntar: será que a hortelã combina com este ou aquele item? Tente. Porém, pesquise um pouco sobre os ingredientes que pretende utilizar porque além de conhecer outras possiblidades de chá e os possíveis parceiros da hortelã nesta criação, a sua margem de sucesso será maior.


Esta também é a magia do chá. Um universo de sabores e aromas conhecidos e, muitos outros por descobrir.


E, ao encontrar “aquele sabor único” que imaginou para o seu chá, compartilhe a sua criação aqui, no Multi CHÁ Brasil. 


  Olá! Não saia da página ainda... Deixe o seu comentário ou sugestão. 

A sua participação é muito importante para melhorarmos este canal de comunicação ●


Você pode gostar

0 Comentários