Muña. Você sabe o que é?

by - sexta-feira, outubro 06, 2023




Muña. Você sabe o que é? Alguma vez você já ouviu este nome? Não? Então, te apresento aqui, o chá de ervas mais consumido na região dos Andes. 


Muña (em espanhol) ou Munha (em português) é uma erva medicinal e aromática, originária da América do Sul, especialmente dos países localizados na Cordilheira dos Andes, a chamada América Andina.


É um arbusto que cresce em grandes altitudes, acima de 2.700 metros do nível do mar, e suas folhas são largamente utilizadas para a confecção de um dos chás mais consumidos na região andina, especialmente no Peru: o chá de munha.


Em qualquer localidade de grande altitude no Peru, por menor que seja, o chá de munha é a bebida mais popular dentre todas. Você poderá perguntar: mas, e o chá de coca?  Sim, este está na mesma linha de intensidade de consumo, mas a munha tem encantos que o chá de coca não tem.


Chá de muña, a menta dos Andes


Em se tratando de uma planta medicinal,  a munha auxilia no tratamento  de diversos males físicos. Considerada a menta dos Andes, algumas propriedades são muito semelhantes àquelas da hortelã ou menta, com indicação para problemas  de digestão e combate aos gases e no auxílio aos sintomas de resfriados, febre e problemas respiratórios.


E, assim como o chá de coca, a munha é utilizada para aliviar os sintomas  do mal de altitude, aliviando enjoos, reforçando o sistema respiratório e descongestionando as vias respiratórias. Apesar de ser considerada um estimulante (veja mais abaixo o porque), a munha pode ser ingerida a qualquer hora do dia ou da noite; o chá de coca, ao contrário, tem o  seu    uso indicado somente para as horas diurnas.


O aroma e o sabor da munha


A munha (Minthostachys mollis) é um arbusto que pode alcançar 1,20 metros de altura, com pequenas folhas e flores brancas.


Suas folhas, in natura são de tamanho médio e têm um verde intenso, mas não escuro; e, assim como a hortelã, possuem um aroma mentolado, característica que também se sobressai no sabor leve e refrescante da bebida.


Ainda como a sua "irmã" hortelã, a munha é também utilizada na culinária, na confecção de molhos ou condimentos, imprimindo à estas criações gastronômicas, um sabor bem marcante e peculiar.


A “erva do amor”


E, para completar a versatilidade da muña, esta pequena folhinha é considerada a “erva do amor” pois, tradicionalmente na América andina, é utilizada para estimular os casais.


Foto:  Andes - Mauricio Munoz / Unsplash


 Olá! Não saia da página ainda... Deixe o seu comentário ou sugestão. 

A sua participação é muito importante para melhorarmos este canal de comunicação ●




Você pode gostar

0 Comentários