O sabor da Índia no Chai e no Masala Chai

by - sexta-feira, abril 21, 2023

 

























Se algum dia você disser que foi à Índia e não tomou um Chai ou um Masala Chai, isto poderá ser tão estranho quanto dizer que foi à Paris e não viu a Torre Eiffel.


Sim, porque o Chai é a bebida mais popular da Índia, seja nas residências, nos comércios, nos restaurantes, nos hotéis, na rua com os vendedores ambulantes, enfim, onde quer que você vá, alguém irá te oferecer um Chai.


Para entendermos melhor o que e como são estes dois sabores, vamos começar pelo significado do nome. Chai no idioma hindi, a língua mais falada na Índia, significa chá e Masala, significa mistura de especiarias. O termo masala é amplamente utilizado na culinária indiana, pois as especiarias estão fortemente ligadas à diversos aspectos da cultura indiana, especialmente a gastronomia e a Medicina Ayurveda.


Diferença entre o Chai e o Masala Chai


O Chai, é o chá indiano original, cujos ingredientes principais são: a água, o chá preto, as especiarias e o açúcar; já no chá denominado Masala Chai, a composição é a mesma porém com um ingrediente adicional: o leite, de origem vegetal ou animal.


Desde a Antiguidade, o chá na Índia tem uma importância fundamental para a população, pois além de ser a bebida diária mais consumida no país, o uso do Chai para fins terapêuticos na Medicina Ayurveda é uma prática milenar, sendo inclusive, a origem de diversas misturas de especiarias adotadas no preparo dos chás.


O leite, por sua vez, é um item mais recente no chá original indiano. Este ingrediente foi introduzido pelos ingleses, no início do século XX, a partir de uma campanha feita pela companhia inglesa Indian Tea Association com o objetivo de incrementar o consumo de chá no país.


Desde então, esta versão do chá indiano, que resultou o Masala Chai, passou a ser amplamente adotada na Índia e se espalhou para o resto do mundo, sendo hoje, a opção mais consumida por todos os apreciadores deste chá com especiarias e leite, também conhecido como Chai Latte.


Os ingredientes básicos e outros


Por incrível que pareça, não existe uma única receita de Chai ou de Masala Chai. “Nem aqui, nem na Índia”. Brincadeiras à parte, é verdade. Isto porque na Índia, os chás com especiarias, com ou sem leite, são feitos a partir de receitas pessoais ou familiares, ou seja, cada um prepara o chá com os ingredientes de sua preferência ou necessidade e nas proporções que desejar.


Este aspecto do Chai é muito interessante porque o sabor resultante das diferentes misturas se torna único e tão especial, que em alguns casos, passa a ser vinculado àquela pessoa, família ou mesmo à uma região do país. No âmbito regional, o  Chai, assim como a culinária local, inevitavelmente utiliza em maior quantidade e frequência os ingredientes e as especiarias que são mais acessíveis, disponíveis ou mesmo cultivados na própria localidade.


Dentre as especiarias mais utilizadas no preparo dos os chás, na Índia e no mundo, estão: gengibre, cardamomo, canela e cravo. Outros tipos, em diferentes quantidades ou menos usuais, também podem compor o mix de especiarias dos Chai, tais como, noz moscada, pimenta branca ou preta, anis estrelado, coentro, açafrão e erva-doce.


Esta liberdade de criação, possível e permitida no chá indiano, é algo sem igual no mundo dos chás. E creio que, para todos os que buscam preparar o seu Chai à partir de uma receita própria, essa liberdade se traduz em um desafio de novas composições e uma constante descoberta de novos sabores, cujos resultados, inevitavelmente levam adiante uma importante tradição indiana do Chai: a marca pessoal daquele que o preparou.


Foto: blackieshoot - Unsplash


Olá! Não saia da página ainda... Deixe o seu comentário ou sugestão. 

A sua participação é muito importante para melhorarmos este canal de comunicação ●


Você pode gostar

0 Comentários