Confeitaria Colombo, uma experiência inesquecível

by - segunda-feira, abril 10, 2023

 



Assim como o Pão de Açúcar, o Corcovado, o bondinho de Santa Tereza e muitas outras atrações no Rio de Janeiro, a Confeitaria Colombo é um dos lugares imperdíveis para se conhecer na cidade.


Porém, você precisar saber que a Colombo não é só um ponto turístico ou cultural para se visitar. Esta confeitaria secular é muito mais do que isso. É um espaço que transcende gerações, no qual você não pode perder a oportunidade de vivenciar a casa de chá mais famosa do Brasil.


Portanto, na Confeitaria Colombo, é preciso entrar, sentar e se permitir uma incrível e histórica experiência sensorial com o ambiente, com os chás, os cafés e a irresistível confeitaria.


A viagem histórica e gastronômica


Ao entrar na Colombo, você faz uma viagem ao passado por meio da arquitetura e do interior. E, na entrada, os balcões e os expositores - de um lado, com os doces, bolos, tortas e outras iguarias e, de outro, com os salgados e pequenos lanches - anunciam a variedade gastronômica que te aguarda.


No interior da confeitaria, mesmo que esteja cheio de clientes, você não se sentirá incomodado. A sensação de amplitude é permanente onde quer que você esteja. No térreo ou no segundo andar, a iluminação e o espaço se multiplicam em tamanho e volume por meio dos efeitos proporcionados pelos espelhos, pela verticalidade decorativa das paredes e a abertura oval no teto, através da qual já se pode vislumbrar o segundo andar.


No piso superior, a clarabóia, com igual forma oval, é simplesmente linda! A delicadeza dos ornamentos e as cores suaves dos vitrais, além de permitir uma ampla iluminação natural ao interior, proporcionam uma agradável sensação de envolvimento e bem-estar.


Passado o primeiro momento de encantamento com o interior, você não resistirá em ficar, se sentar e, embarcar em uma verdadeira viagem histórica – ao vivenciar o espaço e seus detalhes – e, gastronômica, ao experimentar e apreciar o que há de melhor e mais gostoso na Confeitaria Colombo.


Um cardápio de dar água na boca


Entrar na Colombo e sair sem experimentar algo do seu cardápio é como dar um doce a uma criança e dizer a ela que não pode comer. Então não corra esse risco de total insanidade.


Tudo o que você pensar em experimentar - chás ou cafés especiais, doces ou salgados, lanche rápido ou refeição, pratos frios ou quentes, sobremesas ... (desculpe se esqueci algo mais) você irá encontrar na Confeitaria Colombo.


Seria muita ousadia de minha parte indicar aqui, alguns itens em especial para você. Não farei isso. E veja, quando você começa a ler o cardápio, é um perigo! Dá vontade de experimentar um pouco de cada iguaria. Tem tanta variedade, tudo tão apetitoso, que você fica maluco sem saber o que escolher. Nessa hora, não se acanhe! Chame o atendente ou o garçon e pergunte sobre o cardápio. Todos são muito simpáticos e prestativos.  


Muita história para contar


Além do chá e de todos os motivos gastronômicos para ir à Confeitaria Colombo, você já imaginou entrar em uma casa de chá, no Brasil, com quase 130 anos? Certamente um espaço “com muita história para contar”.

A Colombo foi fundada em 1894, uma época de grande efervescência política, cultural e social no Brasil. Nessa época, às vésperas do século XX, o Brasil recém-saído da Monarquia, vivia o início da República e o Rio de Janeiro, então capital do país, era o palco dos principais acontecimentos e transformações da sociedade brasileira e, também, a porta de entrada de todas as novidades culturais e tecnológicas vindas da Europa. 


Localizada no centro da cidade, próxima de todos os principais prédios públicos e culturais da época, a Confeitaria Colombo se tornou rapidamente, o ponto de encontro das elites políticas, culturais e sociais do Rio de Janeiro.


Durante décadas, pessoas de diversos segmentos da sociedade se encontravam na Colombo: políticos de todos os escalões, músicos populares e eruditos, escritores renomados e iniciantes, a aristocracia e pessoas comuns da sociedade, homens e mulheres de todas as idades. Hoje pensando por este prisma, podemos dizer que a Colombo era um espaço bastante democrático e eclético para a época.


Nas reformas e ampliações do espaço, ocorridas no início do século XX, a Colombo trouxe para o seu interior, o que havia de mais moderno na época: o estilo Art Noveau, então adotado em inúmeros espaços públicos e privados na Europa e nos Estados Unidos.


Por se tratar de um estilo com maior liberdade estética, mesclando influências neoclássicas com elementos de outras fontes culturais, muitas vezes beirando o exótico, o Art Nouveau, assim como a Colombo, traduzia o espírito de grandes das transformações da época.



A riqueza decorativa da Colombo neste estilo pode ser apreciada e vivenciada por todos que entram na Confeitaria: a sensação de se estar em um ambiente belo, envolvente e diferente, com espelhos de cristal trazidos da Antuérpia e molduras neoclássicas talhadas em jacarandá; vitrais franceses e bancadas de mármore italiano.


E ainda há o elevador, que desde 1922, conduz os clientes ao segundo andar. Uma inovação tecnológica para a época, sendo um dos primeiros elevadores instalados no Rio de Janeiro.     


Então.... por todas estas razões, certamente você não resistirá aos encantos da Confeitaria Colombo e, com certeza, irá conferir “ao vivo”. Ah, e não se esqueça de registrar, com uma bela foto, esta fascinante experiência gastronômica e cultural!


➠ Confeitaria Colombo - Rua Gonçalves Dias, 32 - Centro - Rio de Janeiro - RJ

➠ www.confeitariacolombo.com.br


Olá! Não saia da página ainda... Deixe o seu comentário ou sugestão. 

A sua participação é muito importante para melhorarmos este canal de comunicação ●


Você pode gostar

0 Comentários